Toxina Botulínica

Toxina botulínica para rejuvenescimento facial

Toxina Botulinica (rejuvenescimento facial)

A toxina botulínica tipo A é uma substância isolada em laboratório, que atua no funcionamento dos nervos, paralisando a musculatura onde ela é aplicada. Como o efeito é paralisante, ela faz com que os músculos relaxem, tratando aquelas rugas provocada pela movimentação da face. Por exemplo, as rugas em torno dos olhos, também conhecidas como pés de galinha, que aparecem ao sorrirmos.

O efeito da toxina é exclusivamente relaxante, portanto, não tem ação de preenchimento e não há benefícios naquelas rugas provocadas por flacidez de pele ou danos do sol. O Botox pode ser associado a outros procedimentos, alcançando resultados ainda melhores e surpreendentes.

Sobre o procedimento:
Aplica-se uma pomada anestésica cerca de 30 min antes do procedimento. A marcação dos pontos onde a toxina será aplicada é feita após avaliação minuciosa da face, solicitando que o paciente faça movimentos como sorrir ou fazer “cara de bravo”, já que cada um de nós possui musculaturas e rugas com padrões diferentes.

Feito isso, com uma agulha ultrafina são aplicados pontos de distribuição do produto. O efeito não é imediato, inicia-se em 48h e chega ao seu máximo com 14 dias.

Quais as contraindicações?

Gestantes ou mulheres em amamentação, presença de doenças neuro—musculares (esclerose lateral amiotrófica, miastenia gravis), infecção no local da aplicação, alergia conhecida à toxina ou albumina, uso de alguns antibióticos.

Quais as recomendações?

Não deitar ou esfregar o local nas próximas 4h, não realizar atividade física exaustiva e não fazer uso de sauna por 48h.

Existem complicações?

As complicações mais comuns são locais como dor ou vermelhidão no local. Alguns pacientes queixam-se de sensação de “peso” na testa ou dor de cabeça temporária. Existem complicações específicas de cada área que são discutidas durante a consulta médica.

Qual a durabilidade?

Depende do indivíduo e da área tratada, variando de 4 a 6 meses.